segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Economia Nacional Lula: sistema financeiro brasileiro é mais sério que internacional

Hermano Freitas
Direto de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o sistema financeiro brasileiro é mais sério que o internacional. De acordo com ele, quem deu palpite na economia brasileira não cuidou da própria economia. Lula participou da premiação das empresas mais admiradas do País, realizada pela revista Carta Capital, em São Paulo.


"Os Estados Unidos fazem um desastre e é o nosso risco que sobe. Quem avalia nosso risco quebra também", ironizou o presidente.

Apesar das críticas pelo início da crise, o presidente demonstrou confiança nas medidas tomadas para combater a escassez de crédito no mercado internacional. "Tenho a convicção de que as medidas tomadas pelos governos europeus pelos EUA e pela Inglaterra vão começar a surtir efeito logo, logo. Não é possível que se injete US$ 3 trilhões na economia e isso não surta algum efeito", previu.

Em um discurso cujo tema principal foi a crise financeira mundial, Lula afirmou que serão as nações emergentes que apresentarão a solução. "Desta vez, são os emergentes que vão resolver uma crise criada pelos países ricos", disse.

O presidente aproveitou para alfinetar antigos ministros e presidentes do Banco Central. "Quem colocou a inflação brasileira em 80% hoje fala em estabilidade e ganha muito dinheiro com isso, ganha mais do que eu", afirmou.

Lula foi enfático ao dizer que não haverá cortes nos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Não faltará um centavo em obras do PAC até 2010", concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Antes de Comentar leia nossa Política para Comentários para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).