Que a Google domina a internet, ninguém mais duvida. Gmail, Orkut, Picasa, YouTube e o buscador mais utilizado no mundo são apenas alguns dos vários serviços prestados pela empresa estadunidense fundada em 1998.
Quase 12 anos depois, a Google aparece com mais uma novidade: rumores indicam que a gigante da web pretende lançar no mercado um aparelho de televisão. Ela não estaria sozinha nessa nova empreitada, mas sim acompanhada de duas outras gigantes: a estadunidense Intel e a japonesa Sony.
Android e a web em sua sala
A notícia veio à tona após publicação do jornal The New York Times e parece que o principal objetivo do novo aparelho seria levar a web para dentro da sua telona. O sistema operacional (SO) seria o Android, SO da Google desenvolvido para aparelhos de telefone celular.
A combinação seria simples: aparelho de televisão equipada com um processador Intel Atom juntamente com um set-top box (um receptor semelhante aos de TVs por assinatura) e pronto, você teria dentro da tela a rede mundial de computadores.

Acessórios
Os periféricos (controles remotos e alto-falantes) que comporão o Google TV devem ficar por conta da Logitech, empresa especializada no ramo e conhecida no mundo todo. Além disso, a publicação do The New York Times aponta ainda que um pequeno teclado também deve acompanhar o aparelho.
Ainda de acordo com o jornal estadunidense, as fontes da notícia solicitaram anonimato, pois a Google não comenta rumores e o projeto ainda corre em segredo. De qualquer forma, até surgirem as primeiras notícias oficiais, muita conversa ainda vai rolar e novos vazamentos devem deixar todos ainda mais curiosos para o lançamento do aparelho.
Mercado de portáteis agora na TV
Se analisarmos o que vem por aí, a Google TV pode significar um divisor de águas na comercialização de aplicativos online. O mercado de aplicativos para celulares e portáteis em geral movimenta bilhões de dólares todos os anos e é por esse caminho que deve trilhar o “triunvirato” Google-Intel-Sony com seu novo aparelho.
A distribuição digital de conteúdo parece realmente ser um ninho de ovos de ouro e exemplos não faltam. Seja na comercialização de filmes com a Saraiva Digital ou de jogos com o Steam, cada vez mais as formas de entretenimento se integram por meio da tecnologia.
É claro que ainda é muito cedo para afirmar algo, principalmente em relação ao Google TV, porém, já podemos “viajar” e pensar que comprar filmes, jogos e aplicativos pela TV é uma realidade mais próxima do que imaginamos.
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Antes de Comentar leia nossa Política para Comentários para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).