segunda-feira, 15 de março de 2010

Introdução à Linguagem HTML

HTML (HyperText Markup Language - Linguagem de Formatação de Hipertexto) é fruto do "casamento" dos padrões HyTime e SGML.
HyTime - Hypermedia/Time-based Document Structuring Language
Hy Time (ISO 10744:1992) - padrão para representação estruturada de hipermídia e informação baseada em tempo. Um documento é visto como um conjunto de eventos concorrentes dependentes de tempo (áudio, vídeo, etc.), conectados por webs ou hiperlinks. O padrão HyTime é independente dos padrões de processamento de texto em geral. Ele fornece a base para a construção de sistemas hipertexto padronizados, consistindo de documentos que alicam os padrões de maneira particular
SGML - Standard Generalized Markup Language
Padrão ISO 8879 de formatação de textos: não foi desenvolvido para hipertexto, mas torna-se conveniente para transformar documentos em hiper-objetos e para descrever as ligações. SGML não é padrão aplicado de maneira padronizada: todos os produtos SGML têm seu próprio sistema para traduzir as etiquetas para um particular formatador de texto.
  • DTD - Document Type Definition - define as regras de formatação para uma dada classe de documentos. Um DTD ou uma referência para um DTD deve estar contido em qualquer documento conforme o padrão SGML.
Portanto, HTML é definido segundo um DTD de SGML.
Todo documento HTML apresenta elementos entre parênteses angulares (< e >); esses elementos são as etiquetas (tags) de HTML, que são os comandos de formatação da linguagem. A maioria das etiquetas tem sua correspondente de fechamento:








<etiqueta>...</etiqueta>

Isso é necessário porque as etiquetas servem para definir a formatação de uma porção de texto, e assim marcamos onde começa e termina o texto com a formatação especificada por ela.
Alguns elementos são chamados “vazios”, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem alguma coisa no documento:








<etiqueta>

Todos os elementos podem ter atributos:








<etiqueta atributo1=valor1 atributo2=valor2>...</etiqueta>

HTML é um recurso muito simples e acessível para a produção de documentos. Nestes “capítulos”, será possível aprender grande parte de seus elementos.

«Não existem programas em HTML»
HTML não é uma linguagem de programação, mas de formatação.
Portanto, a rigor não existem "programadores" de HTML.

Próxima Lição :  Edição de documentos

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Antes de Comentar leia nossa Política para Comentários para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).