segunda-feira, 15 de março de 2010

Publicação de documentos

Para que uma página esteja permanentemente disponível pela Web, ela precisa ter um endereço fixo, alojada em um servidor.
Existem vários provedores de espaço (hosting) gratuitos e também os provedores de acesso geralmente oferecem espaço para os sites de seus assinantes. Sites com fins lucrativos geralmente são hospedados em provedores de espaço pagos.
Definida a hospedagem, basta enviar para o provedor os arquivos de seu site (via FTP ou por uma página de envio no próprio provedor de espaço) e suas páginas já estarão disponíveis para visitas.

Na rede do ICMC
Para ter sua página pessoal, é necessário ter uma área na rede. Tendo sua área, o primeiro passo é criar, em seu diretório raiz, um diretório de nome WWW (em letras maiúsculas).
A partir do momento da criação desse diretório WWW, o URL
http://www.icmc.usp.br/~seulogin/
- ou http://www.grad.icmc.usp.br/~seulogin/, no caso de alunos de graduação
passa a ser reconhecido pelo servidor. Nesse diretório WWW deve haver um arquivo index.html, que será a sua página principal.
A seguir, certifique-se de que sua área e o diretório WWW dentro dela estejam com permissão de leitura para "todos" (no ambiente UNIX, dê o comando chmod 755 WWW).
Feito isso, se você é aluno do ICMC faça o cadastro de sua página aqui.
Obs.: Estas diretivas se aplicam em particular à rede do ICMC; outros sistemas podem ter outras configurações específicas. Se você não é usuário do ICMC, visite a página de seu provedor de acesso à Internet ou provedor de e-mail (webmail) e procure informações sobre hospedagem de páginas. 

"O arquivo index.html»Em geral, esse é o arquivo default (padrão) em um diretório.
Ao entrarmos um URL que não especifica um arquivo em um diretório, o browser solicita ao servidor o arquivo index.html. É por isso que se pode escrever tanto /~usuario/ quanto
/~usuario/index.htmlSe não existir um index.html, o servidor poderá retornar uma mensagem de "acesso proibido à listagem do diretório" ou então retornar a listagem dos arquivos daquele diretório, o que pode não ser nosso desejo.
Esse arquivo default é definido na configuração do servidor WWW."

Próxima Lição : O documento básico e seus componentes

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Antes de Comentar leia nossa Política para Comentários para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).