segunda-feira, 15 de março de 2010

A seção HEAD

<HEAD> contém informações sobre o documento. O elemento <TITLE>, por exemplo, define um título, que é mostrado no alto da janela do browser. Nesta página, por exemplo, está definido assim:

<HEAD><TITLE>A
seção &lt;HEAD&gt; - Tutorial HTML do ICMC-USP</TITLE></HEAD>

Todo documento WWW deve ter um título; esse título é referenciado em buscas pela rede, dando uma identidade ao documento.
Para ver na prática a importância do título, se você adicionar esta
página aos seus Favoritos (Bookmarks), o resultado será semelhante
a este:

Note que o título da página se tornou a âncora de atalho para ela. Por isso
é sugerido que os títulos dos documentos sejam
sugestivos, evitando-se títulos genéricos como
"Introdução". O título também é bastante significativo
para a listagem de uma página nos resultados de pesquisas nos catálogos
da Internet.
Além do título, <HEAD> contém outras informações de
importância para os robôs de pesquisa, indicadas nos campos <META>.


Campos <META>
Os campos <META> têm dois atributos principais:
  • NAME, indicando um nome para a informação
  • HTTP-EQUIV, que faz uma correspondência com campos de cabeçalho do protocolo HTTP; a informação desse campo pode ser lida pelos browsers, e provocar algumas ações.

<HEAD>
<TITLE>Título do Documento</TITLE>
<META NAME="nome" CONTENT="valor">
<META HTTP-EQUIV="nome" CONTENT="valor">

</HEAD>

Este documento, por exemplo, tem as seguintes informações:
<HEAD>
<META HTTP-EQUIV="content-type"
CONTENT="text/html; charset=iso-8859-1">
<META
HTTP-EQUIV
="pragma" CONTENT="no-cache">
<TITLE>A
seção &lt;HEAD&gt; - Tutorial HTML do ICMC-USP</TITLE>
<META
NAM
E="Author" CONTENT="Maria Alice Soares de Castro
- masc@icmc.usp.br
">
<META
NAME
="Generator" CONTENT="Namo WebEditor v5.0">
<META NAME="Description"
CONTENT="Manual de referência para webdesigners e desenvolvedores
de sites
">
<META NAME="KeyWords" CONTENT="HTML,
WWW, Webpublishing, Internet, Webdesign
">
<LINK
REL="stylesheet" HREF="folhatut.css">
</HEAD>

Alguns valores dos atributos META NAME
são inseridos automaticamente por alguns editores, por exemplo:
Generator e Author. Os campos
Description e KeyWords ajudam a classificação
da página em algumas ferramentas de busca. Essas informações não
têm qualquer efeito na apresentação da página, mas servem como uma
explicação ou documentação sobre as informações contidas nela.

Há poucos valores para META HTTP-EQUIV
em uso. O mais comum é
content-type, que indica o conjunto de caracteres usado
na página: essa informação ajuda o browser a exibir corretamente
os caracteres especiais que estiverem presentes no texto.
Um exemplo de uso comum do atributo HTTP-EQUIV é promover a mudança automática de páginas,
atribuindo-lhe o valor Refresh.
Veja este exemplo.













Agora que você voltou do exemplo, veja como esse efeito é conseguido:

 
<HEAD>
<TITLE> ... </TITLE>

<META HTTP-EQUIV="Refresh" CONTENT="segundos; URL= pagina.html">
</HEAD>

onde:
pagina.html
é a página a ser carregada automaticamente
segundos
é o número de segundos passados até que a página indicada seja carregada.
Como foi comentado no exemplo, o efeito é interessante, mas para que serve? Se não pensamos em uma finalidade útil para esse efeito, caímos na tentação de usá-lo “à toa”.
A aplicação mais utilizada é a atualização automática de um documento que, por exemplo, tenha uma foto produzida por uma câmara de vídeo: pode-se forçar, com o Refresh, a atualização dessa página, mostrando para o leitor sempre uma imagem mais atual de algum evento sendo focalizado pela câmara. Outra utilização é em “chats”, ou em páginas que desviem a navegação por documentos desenvolvidos para browsers avançados.

Próxima Lição : A Seção Body

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Antes de Comentar leia nossa Política para Comentários para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).