terça-feira, 16 de março de 2010

CGI Scripts

CGI, ou Common Gateway Interface, é uma interface definida de maneira a possibilitar a execução de programas - "gateways" - sob um servidor HTTP. Neste contexto, os "gateways" são programas ou scripts (também chamados "cgi-bin") que recebem requisições de informação, retornando um documento com os resultados correspondentes. Esse documento retornado pode existir previamente, ou pode ser gerado pelo script especialmente para atender àquela requisição específica do usuário (diz-se que o documento é ´gerado “on the fly”´).
Exemplos de aplicação de CGI incluem:
  • processamento de dados submetidos através de formulários: consulta a banco de dados, cadastramento em listas, livros de visita, pesquisas de opinião;
  • criação de documentos personalizados on the fly;
  • gerenciamento de contadores de acesso;
  • processamento de mapas.
Tais scripts podem ser escritos em qualquer linguagem que possa ler variáveis, processar dados e retornar respostas - ou seja, qualquer linguagem de programação! A linguagem é determinada de acordo com a plataforma do servidor e da aplicação a ser implementada.
 

Visão Geral

Os scripts têm uma forma geral comum:
    1. leitura de dados entrados pelo usuário (e/ou campos de informação de um pacote HTTP); 2. processamento dos dados (armazenamento dos dados em um banco de dados, realização de cálculos, recuperação de dados etc.); 3. montagem de uma página Web ou geração de uma imagem com os resultados produzidos.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Antes de Comentar leia nossa Política para Comentários para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).