terça-feira, 27 de abril de 2010

Controle o seu ficheiro Hosts

Existem tarefas que temos de executar que por vezes se tornam chatas de fazer. Um desses exemplos, para quem desenvolve ou gere sítios Web é ter de estar constantemente a mudar o ficheiro de Hosts do Windows. Para quem não sabe, e explicado de forma simples, este ficheiro é o ficheiro de excepções do DNS do vosso computador. É aqui que definem as traduções de DNS que querem forçar. Mais abaixo explico melhor.
Editar este ficheiro não é uma tarefa dificil, mas pode ser chata se não tivermos afinados e com a tarefa bem definida na cabeça. A localização do ficheiro, lembrar que temos de lançar o editor de texto como Admin, etc, etc.
Mas para nos aliviar nessa tarefa apresento-vos o WinHosts. E de forma simples e rápida podemos alterar o nosso ficheiro de Hosts.
winhosts_1

Esta aplicação permite que de uma forma simples, graças à sua interface extremamente simples, possamos alterar o nosso ficheiro de Hosts. Este é, tal como dito acima, o ficheiro de excepções do DNS. Ou seja, todos as entradas que colocarmos aqui são sobrepostas às respostas do DNS. Basta que coloquemos um IP e um endereço e essa passa a ser a sua resolução de DNS.
É extremamente útil para quem cria sítios Web e que tem versões de produção e de desenvolvimento. Desta forma não tem de fazer alterações de configurações nas plataformas que tem (em desenvolvimento). É ainda extremamente útil para podermos barrar certos endereço que não queremos que seja carregados (sítios de publicidade ou outros do género).
E com este software podemos editar de forma simples e directa o nosso ficheiro de Hosts. Basta que indiquemos qual o IP, o endereço Web que queremos e que carreguemos no botão Add. Se pretenderem actualizar uma entrada já existente devem selecciona-la e carregar em F2. Se fizerem duplo clique numa entrada ela é colocada nos campos IP AddressHost Name para que possam alterar.
Podemos ainda fazer um fazer uma limpeza ao nosso ficheiro de Hosts, se carregarmos os no botãoRestore Defaults.
Sempre que lançamos a aplicação ela vai ler o actual conteúdo do ficheiro Hosts e apresenta-nos o que já lá se encontrava.
Uma vez que é uma aplicação que pode ser usada em modo portátil é excelente para terem na vossa pen de suporte e ser usada sempre que pretenderem usar noutros PC’s.
Naturalmente que esta aplicação em Vista e Sete deve ser executada com privilégios de administrador.
winhosts_2_small
Pena é que a sua interface esteja ainda pouco madura e que alguns botões e caixas de texto estejam sobrepostos. Tirando isso é uma aplicação extremamente útil e com muitas potencialidades.
NOTA: Uma vez que esta aplicação vai pretender editar um ficheiro de sistema é muito provável que seja marcada como vírus. Não é uma ameaça, fiquem descansados! Testei a ferramenta e não fui infectado por nenhum vírus ou algo parecido. Não vos peço que desconfiem do vosso anti-vírus. Mas peço que confiem no Pplware.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP, Vista, Sete
Download: WinHosts 1.1 Portable [198KB]
Download: WinHosts 1.1[263KB]
Homepage: WinHosts

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Quer entrar em contato ou tirar alguma dúvida? Formulário de Contato
Nos comentários dos artigos escreva apenas o que for referente ao tema.
Antes de Comentar leia nossa Política para Comentários para saber como interagir com nossos artigos, tirar suas dúvidas e ser respondido(a).